
Atividades industriais, como manufatura, mineração, despejo de óleo e combustíveis, aplicação de fertilizantes e disposição inadequada de resíduos, podem contaminar o solo, prejudicando o ambiente natural. Metais pesados, compostos orgânicos e inorgânicos, hidrocarbonetos de petróleo, bifenilos policlorados (PCBs) e pesticidas presentes no solo representam riscos potenciais à saúde da comunidade local, seja por contato direto, vapores de contaminantes ou até mesmo contaminação secundária dos suprimentos de água.
Remediação de Áreas Contaminadas em Andamento
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) categoriza essas Áreas Contaminadas como Lei de Resposta Ambiental, Compensação e Responsabilidade Integral, Lei de Conservação e Recuperação de Recursos (RCRA), Lei de Controle de Substâncias Tóxicas (TSCA) e terrenos abandonados. Os locais Superfund denotam terrenos gravemente contaminados com liberações conhecidas ou ameaçadas de poluentes perigosos, conforme listado na Lista Nacional de Prioridades (NPL) da EPA. A remediação de locais Superfund é gerenciada e financiada exclusivamente pela agência ou pela parte responsável. Os locais de remediação da RCRA e TSCA são regulamentados e o trabalho é concluído pelas partes responsáveis. Os terrenos abandonados não são regulamentados e incluem antigos locais industriais ou comerciais onde a contaminação residual após a limpeza não representa um risco ambiental ou de saúde pública. As municipalidades podem reabilitar terrenos abandonados contaminados e transformá-los em ativos comunitários. A principal questão para os líderes cívicos é como escolher o método mais eficaz para a remediação de áreas contaminadas.
Métodos Comuns de Remediação de Áreas Contaminadas
Determinar a natureza dos contaminantes de um local é o primeiro passo para decidir o curso da remediação. Analistas podem examinar o solo, a água subterrânea e amostras de gás do solo com testes laboratoriais padrão ou tecnologias complexas, como cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa, para descobrir qualquer contaminação.
Uma vez que os contaminantes de um local tenham sido determinados, você precisará de uma solução de remediação que esteja em conformidade com as regulamentações ambientais federais e estaduais. As tecnologias de remediação de áreas contaminadas incluem oxidação química, redução química, barreira, estabilização, biorremediação, fitoextração, extração de vapor do solo, térmica e escavação.
Oxidação Química
Muitos contaminantes podem ser quimicamente oxidados para tratamento em locais afetados. Existem muitos oxidantes prontamente disponíveis, como permanganato, persulfato ou peróxido de hidrogênio, e muitos produtos patenteados. A entrega de oxidação química pode ser injetada no subsolo para oxidação química in-situ (ISCO). A injeção em argilas densas não fornecerá uniformemente o oxidante no subsolo, portanto, a mistura do solo é usada para mesclar o oxidante com os solos impactados.
Redução Química
Vários contaminantes podem ser tratados in-situ (no local) ou ex-situ com redução química. A chave é criar condições de redução forte no meio impactado e sustentar as condições por meses ou anos em alguns casos. Os reagentes típicos são patenteados e podem ser injetados ou misturados no meio impactado.
Barreiras/Coberturas
Em muitos casos, é usado um enfoque baseado no risco para estabelecer requisitos de remediação. Remover o contato é uma solução comum, e barreiras de solo, pavimentação ou até mesmo um edifício são frequentemente utilizadas para fornecer proteção para solos moderadamente impactados.
Estabilização
Solos impactados por metais podem liberar contaminantes em níveis tóxicos. Se a lixiviação puder ser reduzida, isso muda a preocupação sobre o impacto. Existem reagentes que vão ligar os metais, reduzindo drasticamente a lixiviação e eliminando a toxicidade. Uma cobertura pode então ser usada para proteger o solo contra o contato físico.
Biorremediação
A biorremediação é um método eficaz para locais com contaminantes como Compostos Orgânicos Voláteis (VOCs) e óleos. Certos microrganismos biológicos podem prosperar em um ambiente anaeróbico e usar os contaminantes como fonte de alimento e energia. Quando liberados no solo, esses microrganismos podem transformar o subsolo aeróbico em anaeróbico, decompondo os contaminantes presentes na água subterrânea, solo, lodo e sólidos. Comparado a outros métodos de limpeza, a biorremediação gera relativamente poucos subprodutos nocivos e é menos disruptiva para a comunidade local.
Fitoextração
A fitoextração utiliza plantas para decompor contaminantes do solo, como fertilizantes, pesticidas, explosivos, metais pesados, solventes e produtos de petróleo. As plantas são então descartadas ou colhidas. Estratégias de remediação baseadas em plantas são amplamente aceitas como soluções rentáveis, oferecendo uma alternativa a procedimentos mais destrutivos do solo. No entanto, esse método só pode remover contaminantes da camada superior do solo ao alcance das raízes das plantas.
Extração de Vapor do Solo
Na extração de vapor do solo, a zona vadosa do solo é aspirada para remover contaminantes orgânicos voláteis e alguns contaminantes orgânicos semi-voláteis. Frequentemente, a técnica é combinada com aeração, que injeta oxigênio no solo contaminado por meio de um aquífero. O ar injetado viaja através da coluna de solo e ajuda a flush os contaminantes para a zona vadosa por volatilização. A introdução de ar no solo também facilita a biorremediação dos contaminantes.
Embora o tempo de tratamento para a extração de vapor do solo seja mais curto do que outros métodos de remediação de terrenos, tratar a descarga atmosférica dos vapores extraídos pode ser custoso. Além disso, podem ser necessárias permissões de emissão de ar para implantar esse método.
Escolhendo a Solução de Remediação Adequada
Escolher um método de remediação eficaz que se encaixe no seu orçamento pode ser desafiador, pois as estratégias de remediação variam desde processos simples de lavagem do solo até soluções avançadas de nanotecnologia. Um consultor ambiental experiente pode fornecer assistência de ponta a ponta ao determinar e implementar uma estratégia de remediação de terrenos adequada. Além disso, um parceiro consultor pode ajudar sua municipalidade a localizar, garantir e gerenciar fundos de subsídios adicionais.
A experiente equipe de especialistas ambientais, engenheiros, arquitetos paisagistas e especialistas em desenvolvimento comunitário da Fehr Graham tem ajudado comunidades a reabilitar com sucesso locais contaminados desde a década de 1970. Alguns de nossos projetos de remediação de áreas contaminadas incluem:
- Limpeza de Derramamento em Oshkosh, Wisconsin
Para remover o derramamento de combustível do solo congelado de um pátio de cascalho em Oshkosh, Wisconsin, nossa equipe formulou um plano de resposta ao derramamento e aplicou argila absorvente para absorver a gasolina acumulada enquanto raspava e armazenava o solo contaminado no local. Para minimizar as taxas de disposição, obtivemos permissão do aterro sanitário local para reutilizar o solo como cobertura diária. - Elaboração de Estratégia de Remediação para um Antigo Local de Lavanderia em Green Bay, Wisconsin
Um antigo local de lavanderia comercial em Green Bay, Wisconsin, foi identificado com altos níveis de solvente de lavagem a seco no solo e na água subterrânea. Após a decisão da cidade de que a demolição era o remédio mais eficaz, a Fehr Graham escavou o local e removeu 3.000 toneladas de solo contaminado.
Altos níveis de contaminantes no solo e os custos associados de disposição levaram a um tratamento adicional do solo com um emenda de carbono e Reagente de Fenton. O tratamento eliminou com sucesso os resíduos perigosos do solo, tornando a disposição em aterro custo-eficaz. Após a escavação, concluímos uma avaliação de tendência de contenção de águas subterrâneas que aprovou uma escavação adicional de 1.000-2.500 toneladas de solo.
Além de ajudar as comunidades com engenharia civil, engenharia estrutural e serviços ambientais, a Fehr Graham ajuda as municipalidades a garantir financiamento para a remediação de terrenos por meio da redação e gestão de subsídios. Nosso objetivo é fornecer à sua municipalidade uma solução completa para suas necessidades de remediação de áreas contaminadas.
Você pode se interessar também: Como Realizar o Cuidado de Áreas Contaminadas: Estratégias e Práticas Essenciais