Posted on: 9 de julho de 2023 Posted by: Jornalista Comments: 0

Os gabiones tipo colchão que conhecemos hoje em dia surgiram na década de 70 como uma tecnologia construtiva versátil, resistente e ecologicamente correta para uso em obras civis. Eles consistem em caixas de metal preenchidas com rochas ou cascalho, e podem ser usadas para diferentes finalidades: como armadilhas de erosão de solos, quebra de ondas em obras de contenção, sistemas de estabilização de encostas e em diferentes projetos de paisagismo.

Neste artigo, exploraremos as características e aplicações desses materiais, assim como os procedimentos necessários para construir e utilizar gabiones em seus projetos.

– Benefícios de se usar um gabião tipo colchão

O gabião tipo colchão é a versão mais eficiente do sistema de estabilização de taludes, ótima opção para proteção de encostas, taludes e terraços. Devido sua resistência, sua vida útil é muito superior à de outras técnicas de estabilização. Entre os benefícios de se usar um gabião tipo colchão estão sua resistência a erosão, alem de oferecer uma maior segurança e estabilidade às áreas de difícil acesso. Além disso, é um sistema ecológico, pois não gera resíduos e pode ser reutilizado. O gabião tipo colchão facilita o desenvolvimento de obras em áreas inacessíveis, pois é muito mais fácil de ser instalado do que outros sistemas de estabilização. 

– Quando usar um gabião tipo colchão?

O gabião tipo colchão é uma solução versátil para diversos tipos de obra. Carregado de pedras ou cascalho e encaixado com inteligência, pode servir na contenção de encostas, como base para o lançamento de argamassas e também na estabilização de massas pedregosas. Quando usar um gabião tipo colchão? Depende da finalidade e do local da obra!

– Aplicações de gabiões tipo colchão

Os gabiões tipo colchão são versáteis e são utilizados em edificações, obras de drenagem, contenção de encostas, reparos costeiros e muito mais. Esta versátil solução tem alguns principais benefícios que justificam a sua utilização. Os gabiões tipo colchão oferecem uma barreira eficaz, junto com o poderoso suporte de uma malha soldada para as aplicações de estabilização de solos. Além disso, eles podem ser facilmente instalados e lucram com sua resistência às altas temperaturas e às condições meteorológicas difíceis. Como tal, os gabiões tipo colchão se tornam uma solução ideal para qualquer projeto de construção.

– Alternativas ao gabião tipo colchão

Alternativas ao gabião tipo colchão são soluções viáveis para quem necessita de uma estrutura resistente e durável. O gabião tipo colchão pode ser usado para formar muros, sistemas de estabilização de taludes, entre outras aplicações altamente eficazes. Além disso, é possível encontrar versões mais leves e versáteis como o gabião tipo peneira, feito de malha plástica, que pode ser usado em obras de curta duração ou para escorar terrenos.

– Manutenção e cuidados com o gabião tipo colchão

Os gabiões tipo colchão, também conhecidos como “gabiões de estrutura”, são muito versáteis e podem ser usados para a manutenção de terraplenagem, estabilização de uma encosta e proteção de rios e lagos. Mas para que eles possam trabalhar efetivamente, é necessário dar manutenção e cuidados apropriados. Embora exija algum trabalho extra, você se beneficiará adequando-se aos cuidados e manutenção necessários para obter o melhor desempenho do seu gabião de estrutura. As manutenção e cuidados com o gabião tipo colchão são simples e incluem limpar, inspecionar e reembalar, bem como monitorar a estabilidade e a resistência do material.

– Conclusão

Esta é uma excelente solução para obras em locais com condições adversas ou com grande exposição ao ambiente. Para mais informações como essas acesse nosso blog !

Leave a Comment