Posted on: 20 de outubro de 2023 Posted by: Jornalista Comments: 0

Não sabe como comprar um anel de noivado? Comece encontrando um joalheiro em quem você confia. Comprar joias finas não é como comprar qualquer outra coisa – até mesmo itens caros, como um carro ou um eletrodoméstico importante. Pedras preciosas – gemas e diamantes – e joias finas vêm com uma linguagem própria. Envolve qualidade, estilo e até a forma como são comercializados e vendidos. É quase impossível para um olho destreinado compreender totalmente a qualidade de uma pedra específica.

Além disso, a maioria de nós só compra joias finas algumas vezes na vida, mas são os momentos mais cheios de significado emocional. Isso significa que uma etapa crítica para encontrar o anel de noivado perfeito é encontrar um joalheiro em quem você confie. Não deixe a compra da sua vida ao acaso. Pergunte a si mesmo estas perguntas ao escolher uma loja de joias.

Esse Relacionamento Também Importa

1) O joalheiro escuta você?

Joalheiros respeitados devem:

  • Concentre-se na noiva. É tudo sobre ela: seu estilo, suas necessidades, seus desejos.
  • Ouvir você. Os sinais de alerta incluem impulsionar sua própria agenda ou focar em uma coisa, como preço.
  • Mostra uma variedade de anéis diferentes, mas ajuda a orientá-lo a restringir suas escolhas. Você não deve ir embora se sentindo oprimido.

2) O joalheiro está estabelecido e credenciado?

Escolha alguém com quem você possa desenvolver um relacionamento duradouro. Veja há quanto tempo o joalheiro está no mercado e pesquise a reputação da loja. É mais provável que uma empresa estabelecida tenha ótimas referências e esteja disponível para manutenção regular do anel – sem mencionar daqui a 10 anos, quando você estiver procurando por aquele presente especial de aniversário.

3) O joalheiro oferece uma ampla gama de serviços?

Um joalheiro respeitado oferecerá uma variedade de serviços para ajudá-lo a escolher seu anel e atender às necessidades que provavelmente surgirão no futuro. Aqui estão algumas coisas para procurar:

  • Um gemologista interno treinado nas propriedades de pedras preciosas e semipreciosas e pode orientá-lo na busca da pedra certa para seu estilo e orçamento.
  • Um joalheiro de bancada, que pode ajudar a reparar ou redimensionar suas joias.
  • Alguns joalheiros também podem criar peças personalizadas. Se isso lhe interessa, pergunte!

4) A loja oferece uma ampla seleção?

Você vai querer ter certeza de que tem vários estilos de anel para escolher – junto com um pouco de orientação. Novamente, nenhum joalheiro deveria fazer com que você se sentisse sobrecarregado.

5) O joalheiro tem conhecimento?

Ao trabalhar com um joalheiro respeitável, todos os funcionários devem ser capazes de responder às suas perguntas com confiança e facilidade, ou indicar alguém interno que possa. Escolher um joalheiro especializado em diamantes soltos e joias finas e garantir que haja um gemologista treinado internamente aumenta a probabilidade de isso acontecer. Não hesite em ir embora se um vendedor se recusar a responder a uma pergunta – tudo o que você pergunta é importante.

O Assunto em Questão: Seu Anel

6) Como o joalheiro lida com a certificação e avaliação de diamantes?

Não acredite apenas na palavra do seu joalheiro: peça um certificado de diamante de terceiros de um respeitado laboratório independente de gemas, como o Gemological Institute of America (GIA), o International Gemological Institute (IGI), o Gemological Science International (GSI) ou American Gem Society (AGS). A certificação prova que a pedra é natural e descreve todos os tratamentos feitos nela. Também documenta a cor, o quilate e a qualidade do diamante.

7) O joalheiro lhe ensina como olhar os diamantes – e mostra os 4Cs em primeira mão?

Você pode não ser treinado para ver os 4Cs de um diamante, mas um bom joalheiro deve orientá-lo durante o processo e fornecer as ferramentas para ajudá-lo a ver a verdadeira beleza do que você está prestes a comprar. Ao visualizar pedras, pergunte o seguinte:

  • Você consegue ver o corte do diamante em um microscópio gemológico?
  • O joalheiro possui luz diamante de espectro total para classificação de cores?
  • Existe um conjunto de diamantes ou pedras de classificação de cores para comparar a cor do diamante?

8) Como o joalheiro marca a integridade do metal precioso do anel de noivado?

Você descobrirá que a maioria dos joalheiros se concentra – e com razão – na qualidade do diamante de um anel de noivado. Mas o metal também importa. Peça para ver um selo que comprove o conteúdo de metais preciosos, como 10K, 14K ou 18K para ouro ou PLT para platina. Um joalheiro de renome não hesitará em mostrar-lhe.

9) Quais são as políticas do joalheiro em relação a garantias e devoluções?

A logística básica de qualquer outra grande compra também se aplica a joias finas. O joalheiro pode fornecer o anel que você deseja no prazo que você precisa? E apenas para cobrir todas as bases possíveis, certifique-se de compreender a garantia do joalheiro e a política de devolução.

A Última Pergunta

10) Resumindo, você pode confiar no joalheiro?

Vale a pena dizer novamente. Antes de começar a comprar, você precisa se perguntar: eu confio neste joalheiro? O sentimento de confiança pode vir de vários lugares: da indicação de um amigo ou familiar, da reputação na comunidade ou de você ter feito sua pesquisa e feito todas as perguntas certas.

Armado com essas perguntas para fazer a você e ao seu joalheiro, você está pronto para comprar um anel de noivado com um pouco mais de facilidade. Melhor ainda, você está se posicionando para estabelecer um relacionamento duradouro com um joalheiro em quem você confia.

Confira mais: Loja de Prata: A Melhor Opção para Comprar Joias?

 

Leave a Comment